Diabetes Sintomas e Complicações Perigosas

Diabetes sintomas para nunca ignorar.

Diabetes sintomas comuns aliados a outros fatores ajudam a identificar o tipo de diabetes. O início dos sintomas na diabetes tipo 1 geralmente é repentino. Os sintomas devido ao diabetes tipo 2 normalmente se desenvolvem gradualmente ao longo dos anos. A maioria dos sintomas iniciais são de níveis mais altos do que normais de glicose, um tipo de açúcar, no seu sangue.

O que é Diabetes?

Diabetes é uma doença que ocorre quando a glicemia, também chamada de açúcar no sangue, é muito alta. A glicemia é a sua principal fonte de energia e provém dos alimentos que você come.

A insulina é um hormônio feito pelo pâncreas que ajuda a glicose, obtida a partir dos alimentos, a entrar em suas células para ser usado para energia. Às vezes, seu corpo não faz o suficiente, não produz qualquer insulina ou não usa bem a insulina. A glicose permanece no seu sangue e não atinge as células.

Ao longo do tempo, ter muita glicose no seu sangue pode causar problemas de saúde. Embora não tenha cura para todos os tipos de diabetes, você pode tomar medidas para administrar seu diabetes e ficar saudável.

Às vezes, as pessoas chamam diabetes de “um toque de açúcar” ou “diabetes limítrofe”. Esses termos sugerem que alguém realmente não tem diabetes ou tem um caso menos grave, mas todos os casos de diabetes são sérios.

Quais são os diferentes tipos de diabetes?

Os tipos mais comuns de diabetes são tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional.

Diabetes tipo 1

Se você tem diabetes tipo 1, seu corpo não produz insulina. Seu sistema imunológico ataca e destrói as células do seu pâncreas que fazem insulina. A diabetes tipo 1 geralmente é diagnosticada em crianças e adultos jovens, embora possa aparecer em qualquer idade. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam tomar insulina todos os dias para se manterem vivas.

Diabetes tipo 2

Se você tem diabetes tipo 2, seu corpo não produz ou não usa bem a insulina. Você pode desenvolver diabetes tipo 2 em qualquer idade, mesmo durante a infância. No entanto, esse tipo de diabetes ocorre com maior frequência em pessoas de meia idade e mais velhas. O tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes.

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional se desenvolve em algumas mulheres quando estão grávidas. Na maioria das vezes, esse tipo de diabetes desaparece após o nascimento do bebê. No entanto, se você teve diabetes gestacional, você tem uma maior chance de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida. Às vezes diabetes diagnosticada durante a gravidez é realmente diabetes tipo 2.

Outros tipos de diabetes

Tipos menos comuns incluem diabetes monogênica, que é uma forma hereditária de diabetes e diabetes relacionada à fibrose cística.

Quão comum é o diabetes?

Segundo a OMS o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Mais de 16.000.000 de Brasileiros sofrem de diabetes e a doença mata mais de 72.000 pessoas por ano no Brasil.

Quais os problemas de saúde que as pessoas com diabetes desenvolvem?

Com o tempo, glicemia elevada pode acarretar problemas como:

  • doença cardíaca
  • acidente vascular encefálico (AVC)
  • doença renal
  • problemas oculares
  • problemas dentários
  • danos nervosos
  • problemas nos pés

Você pode tomar medidas para diminuir suas chances de desenvolver esses problemas de saúde relacionados à diabetes tipo 2.

Diabetes Tipo 1

O que é diabetes tipo 1?

Diabetes ocorre quando sua glicemia, também chamada de açúcar no sangue, é muito alta. A glicemia é sua principal fonte de energia e vem principalmente dos alimentos que você come.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose no sangue a entrar em suas células para ser usada para energia. Outro hormônio, o glucagon trabalha com insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.

Na maioria das pessoas com diabetes tipo 1, o sistema imunológico do corpo, que normalmente luta contra a infecção, ataca e destrói as células no pâncreas que fazem insulina.

Como resultado, seu pâncreas deixa de fazer insulina. Sem insulina, a glicose não pode entrar em suas células e sua glicemia aumenta acima do nível normal. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam tomar insulina todos os dias para se manterem vivas.

Quem tem maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 1?

A diabetes tipo 1 normalmente ocorre em crianças e adultos jovens, embora possa aparecer em qualquer idade. Ter um pai ou irmão com a doença pode aumentar sua chance de desenvolver diabetes tipo 1. Cerca de 5% das pessoas com diabetes apresentam o tipo 1.

Diabetes sintomas

Diabetes sintomas da tipo 1 são sérios e geralmente ocorrem rapidamente, durante alguns dias a semanas. Os sintomas podem incluir:

1.) Excesso de urina. É mais percebido durante a noite. Especialmente se você costuma se levantar durante a noite para usar o banheiro – pode ser um sintoma de diabetes.

2.) A sede excessiva significa que seu corpo está tentando reabastecer os fluidos perdidos. Isso ocorre pelo fato de urinar com muita frequência, desidratando o organismo.

3.) Fome exagerada. Quando os níveis de açúcar no sangue caem, o corpo pensa que não foi alimentado e deseja mais da glicose porque as células precisam funcionar.

4.) Problemas de pele. Coceira na pele, talvez o resultado de uma pele seca ou uma má circulação, muitas vezes pode ser um sinal de alerta de diabetes, assim como outras condições de pele, como a acantose nigricans.

5.) Visão embaçada

Ter uma visão distorcida e ver flutuadores ou flashes ocasionais de luz são um resultado direto de altos níveis de açúcar no sangue. A visão embaçada é um problema de refração.

6.) Fadiga e Irritabilidade. Você se sente cansado pelo mesmo motivo pelo qual você sente fome . Seu corpo não está usando as calorias que está ingerindo, e seu corpo não está recebendo a energia necessária. E estar cansado vai irritá-lo.

7.) Perda de peso inexplicada.Isso acontece porque você está desidratado. A perda de peso também pode acontecer se você estiver perdendo todas essas calorias de açúcar na sua urina em vez de usá-las.

8.) Feridas que não cicatrizam. Infecções, cortes e hematomas que não se curam rapidamente são outro sinal clássico de diabetes.

9.) Respiração difícil (pesada) a chamada respiração de kussmaul.

10.) Perda de consciência

11.) Formigamento ou entorpecimento nas mãos e nos pés, juntamente com dor ardência ou inchaço, são sinais de que os nervos estão sendo danificados pela diabetes.

O que é Cetoacidose diabética (DKA)

A cetoacidose diabética (DKA) é uma complicação perigosa enfrentada por pessoas com diabetes que ocorre quando o corpo começa a ficar sem insulina.

A cetoacidose diabética é mais comumente associada ao diabetes tipo 1, no entanto, as pessoas com diabetes tipo 2 que produzem muito pouca insulina também podem ser afetadas.

A cetoacidose é uma complicação séria a curto prazo que pode resultar em coma ou mesmo morte, se não for tratada rapidamente.

A cetoacidose diabética ocorre quando o corpo possui insuficiência de insulina para permitir a entrada de glicose suficiente nas células e, portanto, o corpo muda para a queima de ácidos graxos e a produção de corpos cetônicos. Um alto nível de corpos de cetona no sangue pode causar doenças particularmente graves.

Diabetes Sintomas da cetoacidose diabética

A cetoacidose diabética pode ser o sintoma de diabetes tipo 1 não diagnosticada. Os sintomas típicos da cetoacidose diabética incluem:

  • Vômito
  • Desidratação
  • Odor de respiração característico da acetona (cetotica)
  • Respiração profunda (chamada respiração de kussmaul) ou hiperventilação
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Confusão e desorientação
  • Coma

Diabetes sintomas da cetoacidose diabética geralmente evoluem ao longo de um período de 24 horas se os níveis de glicose no sangue se tornarem e permanecerem muito elevados (hiperglicemia).

O que causa diabetes tipo 1?

Os especialistas acreditam que o diabetes tipo 1 é causado por fatores genéticos e fatores no meio ambiente, como vírus, que podem desencadear a doença. Os pesquisadores estão trabalhando para identificar as causas do diabetes tipo 1 através de estudos.

Para descobrir se o seu diabetes é de tipo 1, seu médico pode testar seu sangue para determinados autoanticorpos. Autoanticorpos são anticorpos que atacam seus tecidos saudáveis e células por engano. A presença de certos tipos de autoanticorpos é comum no tipo 1, mas não na diabetes tipo 2.

Que medicamentos eu preciso para tratar a diabetes tipo 1?

Se você tem diabetes tipo 1, você deve tomar insulina porque seu corpo já não faz esse hormônio. Diferentes tipos de insulina funcionam em diferentes velocidades, e os efeitos de cada um ocorrem em um período de tempo diferente. Talvez seja necessário usar mais de um tipo. Você pode tomar insulina de várias maneiras. As opções comuns incluem uma agulha e seringa, uma caneta de insulina ou uma bomba de insulina.

Hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, pode ocorrer se você tomar insulina, mas não combinar sua dose com seus alimentos ou atividade física. A hipoglicemia grave pode ser perigosa e precisa ser tratada imediatamente.

Quais os problemas de saúde que as pessoas com diabetes tipo 1 podem desenvolver?

Com o tempo, glicemia elevada leva a problemas como:

  • doença cardíaca
  • acidente vascular encefálico (AVC)
  • doença renal
  • problemas oculares
  • doença dentária
  • danos nos nervos
  • problemas nos pés
  • depressão
  • apnéia do sono

Se você tem diabetes tipo 1, você pode ajudar a prevenir ou atrasar os problemas de saúde do diabetes, gerenciando sua glicemia, pressão arterial e colesterol, e seguindo seu plano de autocuidado.

Existe alguma forma de evitar a diabetes tipo 1?

Neste momento, a diabetes tipo 1 não pode ser prevenida. No entanto, através de estudos os pesquisadores estão trabalhando para identificar possíveis formas de prevenir ou retardar a doença.

Diabetes tipo 2

O que é diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2, o tipo mais comum de diabetes, é uma doença que ocorre quando a glicemia, também chamada de açúcar no sangue, é muito alta. A glicemia é sua principal fonte de energia e vem principalmente dos alimentos que você come. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar em suas células para serem usadas para energia. Na diabetes tipo 2, seu corpo não produz insulina suficiente ou não usa insulina bem. O excesso de glicose permanece em seu sangue mas não atinge suas células.

A boa notícia é que você pode tomar medidas para prevenir, retardar ou reverter o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Quem tem maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2?

É provável que você desenvolva diabetes tipo 2 se tiver idade igual ou superior a 45 anos, tenha antecedentes familiares de diabetes ou tenha excesso de peso. A inatividade física, a raça e certos problemas de saúde como a hipertensão arterial também afetam sua chance de desenvolver diabetes tipo 2. Você também tem mais possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2 se tiver pré-diabetes ou teve diabetes gestacional quando estava grávida

Você pode desenvolver diabetes tipo 2 em qualquer idade, mesmo durante a infância. No entanto, o diabetes tipo 2 ocorre com maior freqüência em pessoas de meia-idade e mais velhas. É provável que você desenvolva diabetes tipo 2 se tiver idade igual ou superior a 45 anos, tenha antecedentes familiares de diabetes ou tenha excesso de peso ou obesidade

A inatividade física e certos problemas de saúde, como a hipertensão arterial, afetam suas chances de desenvolver diabetes tipo 2. Você também tem maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 se tiver pré-diabetes ou tiver diabetes gestacional durante a gravidez.

Diabetes sintomas da tipo 2.

Diabetes sintomas da tipo 2 incluem:

  • excesso de urina
  • sede intensa
  • fome exagerada
  • cansaço
  • visão embaçada
  • Problemas de peleCoceira na pele, talvez o resultado de uma pele seca ou uma má circulação, muitas vezes pode ser um sinal de alerta de diabetes, assim como outras condições de pele, como a acantose nigricans.
  • entorpecimento ou formigamento nos pés ou nas mãos
  • feridas que não curam
  • ganho de peso, mesmo sem qualquer mudança na dieta
  • Disfunção sexual, incluindo perda de libido, problemas reprodutivos, secura vaginal e disfunção erétil

O que causa diabetes tipo 2 ?

A diabetes tipo 2 é causada por vários fatores, incluindo:

  • excesso de peso e obesidade
  • inatividade física
  • resistência à insulina
  • genética

Quais medicamentos eu preciso para tratar a diabetes tipo 2 ?

Além de seguir seu plano de cuidados com diabetes, você pode precisar de medicamentos para diabetes, que podem incluir pílulas ou medicamentos que você injeta sob sua pele, como a insulina. Ao longo do tempo, você pode precisar de mais de um medicamento para diabetes para gerenciar sua glicemia. Mesmo que você não tome insulina, pode precisar disso em horários especiais, como durante a gravidez ou se você estiver no hospital. Você também pode precisar de medicamentos para pressão alta, colesterol alto ou outras condições.

Quais os problemas de saúde que as pessoas com diabetes desenvolvem?

Seguir um bom plano de cuidados com diabetes pode ajudar a proteger contra muitos problemas de saúde relacionados à diabetes sintomas. No entanto, se não for gerenciado, o diabetes pode levar a problemas como

  • doença cardíaca e derrame
  • dano do nervo
  • doenca renal
  • problemas nos pés
  • doença ocular
  • doença de gengiva e outros problemas dentários
  • Problemas sexuais e de bexiga

Muitas pessoas com diabetes sintomas tipo 2 também têm doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD). Perder peso se você está com excesso de peso ou obesidade pode melhorar NAFLD. O diabetes também está relacionado a outros problemas de saúde como apnéia do sono, depressão, alguns tipos de câncer e demência.

Diabetes sintomas para nunca ignorar.

Se cadastre em minha lista VIP

1 Comentário

  1. Pingback: Programa Diabetes Dominada - A Dieta Que Regenera o Pâncreas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *